Artistas 2022





Alexis Ayala

Chile
- Circo -

20 e 22/05
 

Cangaço

Brasil/BA
- Música -

21 e 22/05
 

Cia Tu Mateixa
Argentina e Brasil/SP
- Marionetas -

20, 21 e 22/05
Alexis Ayala é um artista circense chileno que irá apresentar três performances de acrobacias aéreas, de dança no ar, utilizando o trapézio, faixas e tecido. O artista cria diferentes atmosferas de tensão, leveza e fluidez através de movimentos acrobáticos e um corpo poético que transita entre os aparelhos circenses.
  Cangaço apresentará no seu show “Cordel Umbilical” uma verdadeira mesclagem da cultura nordestina, reunindo no mesmo espetáculo o baião de Luiz Gonzaga, ao boombap (rap pesado), chegando ao trap atual. No show o artista também vai recitar a poesia Cordel Umbilical, título do seu último álbum lançado recentemente, e textos da literatura de cordel. Artistas: Dernevaldo do Carmo e Rebeca Dias   “Gabinete de Curiosidades” é o espetáculo de marionetes de fios da Cia Tu Mateixa que tem como temática o tempo, com uma história que se passa dentro de um relógio. Diversas personagens vivem o exato instante em que as engrenagens param e a partir disso, coisas muito curiosas passam a acontecer. Com direção de Carla Candiotto, o espetáculo convida o público a transitar de formas mirabolantes pela passagem do tempo e, com marionetes construídas à mão pelas artistas, instiga a curiosidade pelo que é feito engenhosamente de forma artesanal. Artistas: Júlia Tosin Barnabé e Rocío Griselda Paredes.



Circo Peligro

Colômbia
- Palhaçaria -

22/05
 

Claudia Cunha

Brasil/BA
- Música -
22/05
 

Emerson Ataíde

Brasil/BA
- Dança -

21/05
Um Palhaço Raro, é um espetáculo de rua com linguagem circense, focado na comicidade e na palhaçaria, com números diversos como malabares, com bexigas, manipulação de chapéu e bola de cristal, monociclo girafa e pirofagia. Fazendo tudo isso, o palhaço Milo Peligro arrisca a própria vida no picadeiro com um único objetivo, roubar o fôlego do público e garantir uma experiência inesquecível recheada de risadas, gritos e muita emoção. Artista: Camilo Cardona
Premiada interprete nascida no Pará, mas que já mora na Bahia há 25 anos, Claudia Cunha fará um pocket show especial, para celebrar os 20 anos do Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia e homenagear Gilberto Gil. Será acompanhada pelo cantor, compositor, instrumentista e diretor musical Luciano Salvador Bahia. Emerson Ataíde é dançarino, ator e cantante. Ao longo da sua carreira tem participado em inúmeros espetáculos na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, assim como também no exterior. Dançou junto a artistas como Daniela Mercury, Margareth Menezes, Larissa Luz, Carlinhos Brown e Cortejo Afro. Como coreógrafo tem participado em diversos projetos, destacando-se o seu projeto autoral, uma aula show, disponível no Youtube. Nascido e criado na Ribeira e no Bomfim, bairros tradicionais de Salvador, leva o samba de roda como régua e compasso na sua caminhada artística.



EspumA BrumA

Argentina

- Circo -

20, 21 e 22/05
 

Flor de Imbuia

Brasil/BA
- Música -

22/05
 

Grupo Barlavento

Brasil/BA
- Música -

20 e 21/05
Em “Rodando” Espuma Bruma viaja pelo mundo com sua corda bamba. Leva junto bolhas de sabão gigantes, uma bola de cristal e a manipulação de objetos. Coloca numa mesma cena poesia, tango e o humor de uma palhaça que encontra a ponte no desequilíbrio para brincar com todo tipo de público. “Rodando” tem a magia de uma mulher que, da América Latina, viaja sozinha ao redor do mundo usando a poesia de sua corda bamba como uma ferramenta para emocionar. Artista: Celeste Zalloechevarría.
 
Formada por mulheres e pioneira na inserção da rabeca na cena de forró soteropolitana, desde 2018, a Flor de Imbuia é uma banda influenciada pelas raízes da música popular tradicional e pela riqueza instrumental, rítmica e poética nordestina, que se conecta à ancestralidade de nossa cultura para interpretar e criar uma sonoridade contemporânea. No seu repertório estão composições de mestras e mestres da cultura popular e músicas de autoria do grupo - a exemplo do álbum "Cantos de Pisar o Chão", lançado em 2021, disponível em todas as plataformas digitais. Artistas: Diana Ramos, Letícia Corrêa, Luiza de Araújo, Tânia Nonato e Thalita Vieira. O único grupo a ter participado de todas as edições do Festival desde 2002, a banda liderada por Davizinho de Mutá e Hamilton Reis apresenta o mais autêntico Samba de Roda do Recôncavo baiano. Com cinco CDs lançados e tendo feito cinco excursões pela Europa, o grupo também compõe músicas autorais. As apresentações são cheias de alegria e simpatia, e consegue envolver o público de todas as idades. Onde o Grupo Barlavento vai, a festa é garantida!



Iannot

Chile
- Artes Plásticas -

20, 21 e 22/06
 

Juliana Ribeiro

Brasil/BA

- Música -

22/05
 

Luciano Salvador Bahia
Brasil/BA
- Música -

22/05
Ian Vásquez é um artista visual nascido no Chile que trabalha com ilustração digital e design, mas que também coloca suas cores nas ruas por onde passa, realizando murais. Sua inspiração vem principalmente de um tipo de expressão conhecida como “Arte Visionaria”, que tem uma forte conexão com a natureza e com o surreal, fruto do gosto do artista pela cultura psicodélica, a estética e o estudo do misticismo e espiritualidade.
Juliana é uma artista baiana de projeção nacional e com shows internacionais. Dona de uma aplaudida performance de palco e admirada pela bela voz e timbre marcante, Juliana também surpreende quando faz da música um veículo de divulgação da pesquisa como historiadora e mestre em Cultura e Sociedade, que desnuda as origens do samba. No Festival de Rua ela se apresenta ao lado de Luciano Salvador Bahia, num pocket-show especialmente montado para o evento e em homenagem a Gilberto Gil. Atendendo ao convite da curadoria do Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia, o músico e compositor Luciano Salvador Bahia preparou um show muito especial. Convidou três das melhores cantoras de Salvador para fazerem junto com ele um tributo a esse grande nome da música brasileira, o mestre Gilberto Gil. As cantoras aceitaram o convite com entusiasmo e assim o grupo ficou formado com a chegada de Cláudia Cunha, Juliana Ribeiro e Wil Carvalho.


Mago Mustafá

Brasil/BA
- Apresentador
e Ator -
20, 21 e 22/05
 
Mariana Freire

Brasil/BA
- Apresentadora -

20, 21 e 22/05
 
Modelo di Bahia
Uruguay/Brasil
- Dança -

21/05
 Maurício Oliveira, O Grande Mago Mustafá, volta ao Festival casa onde cresceu. Cheio de si, cativante e sensual, apesar da sua roupa apertada... Com música, dança e bom humor vamos embarcar no mundo mágico da magia. Com vocês o único, internacional e inigualável Mustafá!
Mariana Freire é mãe, mulher afro-ameríndia, atriz e atualmente é mestranda pelo PPGAC -UFBA. Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2007). Pós graduada como Especialista em Desenvolvimento Lúdico-Criativo de Pessoas pela TRANSLUDUS (2015). Foi professora de Expressão Vocal do Curso Livre de Teatro da UFBA e tem Formação em Comunicação Não Violenta pela Konekti Cursos e Treinamentos Ltda (2020).Participou em mais de 45 espetáculos teatrais, atuando também nos bastidores como preparadora corporal/vocal, diretora, mestre de cerimônias, locutora e apresentadora de diversos eventos na Tv e audiovisual. Modelo Di Bahia e´ um show/performance que mistura musica e danc¸a, seguindo um repertorio musical variado e com coreografias inspiradas nas danc¸as afro-brasileiras. O espetáculo e´ dirigido e coreografado pelo artista baiano Emerson Ataíde em cocriação com os artistas Marcos de Araújo (Brasiília), Faustina Pineyrua (Uruguay) e Jeffy Rodriguez (São Paulo). O show emerge do desejo de expressar o encanto e a beleza que habitam na Bahia: a alegria, a dança, a arte e o contagiante jeito baiano de viver.


Oficina com
Luis Bandeira e
Dainho Xequeré
Brasil/BA
- Oficina -
20/05
 
Painé Santamaria

Argentina
- Circo -

21 e 22/05
 
Raíssa Araujo

Brasil/BA
- Música -

21/05
O Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia em 2022 começa no dia 20, às 13h30, com a Oficina para “Expressão e Arte de Rua & Ritmos Percussivos”, ministrada pelo ator Luís Bandeira e pelo percussionista Dainho Xequerê. As inscrições estão abertas até o dia 19/05 e podem ser feitas através do e-mail contato@selmasantos.com.br. A Oficina acontecerá na Fábrica Cultural, até às 15h30 do mesmo dia e os resultados serão apresentados logo a seguir, na abertura oficial do evento, às 16h.
A Louca das Frutas é uma apresentação de circo situada no ambiente de feira, aonde os produtos da tenda se transformam nos elementos circenses para realizar os números clássicos como foca, equilíbrio, malabares e lançamento de facas. A personagem apresenta, com seu particular estilo e sua fala rápida a cultura das feiras, o sabor da música latina e a proposta de enxergar o circo contemporâneo como algo nosso, local, que nos representa. Artista: Florencia Painé Santamaria. O Raissarau é um projeto iniciado em 2016 com Rodrigo Chetto, com o objetivo de reunir a arte e seus intérpretes em um precioso encontro musical, sempre uma nova alma, uma nova expressão, uma nova cara.


Rebeca Tárique
Brasil/BA
- Música -

20/05
 
Sebastian Godoy

Argentina
- Circo -

20 e 21/05

 
Julio Caldas Trio

Brasil/BA
- Música -

21/05
A artista Rebeca Tárique apresentará seu show Obinrin em format pocket e Duo (voz e violão). O “Obinrin – Sagrado Feminino” é um projeto musical idealizado por Rebeca Tárique em 2011, que visa valorizar o legado dos afrodescendentes protagonizando o legado da mulher negra no Brasil através de sua musicalidade.
"O show começa em 5 minutos". Com esta frase que se repete ao longo do show, começa "Yo-Yo", onde um personagem excêntrico e sua mala tentarão impedir que a atenção dos espectadores caia, causando problemas a cada três passos, para que o público nunca esqueça a experiência de sentir a criança dentro de si, brincando apenas pelo prazer de brincar. Ibero Blues de Quarentena é o novo disco e show do artista Julio Caldas. O show trás um trio bem ensaiado, maduro e explora uma estética de improvisação sob os climas de blues, jazz e rock. Julio toca guitarra, lap steel e voz, Frank Negrão baixo e Eric Dutra Bateria.


Thiago Trad
e Bahia Experimental
Brasil/BA
- Música -
20 e 22
/05
 
Vanda Cortez

Brasil/BA
- Circo
-
20 e 21/05
 
Wil Carvalho

Brasil/BA
- Música -

22
/05

 
O Bahia Experimental surgiu em 2015, fruto da inquietação do músico, produtor, e pesquisador Thiago Trad, em promover, na cidade de Salvador, o intercâmbio cultural entre artistas de diferentes estilos, e gerações, em um contexto de experimentalismo. Acabou por se tornar um coletivo, que já se apresentou em diversos locais e eventos em Salvador e também em países do exterior. Artistas: Thiago Trad, Carlos Pereira dos Santos e Gleison Coelho
Em um formato show de bolhas gigantes e circo, a artista explora a técnica manipulação das bolhas de sabão. Os números são uma imersão ao mundo mágico das bolhas de sabão e têm como poder magnético levar as pessoas a um estado de poesia, encanto e pura fascinação. A atmosfera lúdica fica por conta da palhaça Serafina, que entra em cena e se auto apresenta ao público, levando-o a explorar diferentes caminhos e formas de criar bolhas de sabão com variados objetos e cria um jogo de inúmeras possibilidades de se fazer bolhas. À medida em que o show avança ela aumenta os níveis de dificuldades com as bolhas gigantes até que chegue ao ápice das super bolhas. Artista: Vanda Menezes Cortez Consagrada cantora baiana, Wil Carvalho também homenageia o Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia e Gilberto Gil, ao lado do músico e compositor Luciano Salvador Bahia. Artista: Wil Carvalho.





Idealização : Bernard M. Snyder e Selma Santos